Adiar um problema ou decidir simplesmente negligenciá-lo pode resultar em graves consequências, por vezes, colocando a nossa própria vida em risco. Principalmente quando o assunto é manutenção predial e as consequências que a falta de cuidados pode trazer.
Por isso, considerando a importância desse assunto, trouxemos texto com a descrição dos principais cuidados a serem feitos na hora da manutenção predial.
Quando o corpo humano não está muito bem, a primeira coisa que acontece é o surgimento de pequenos sinais, como uma simples febre ou mal-estar. Dessa forma, assim como o corpo precisa de atenção e certos cuidados, uma edificação quando está desgastada necessita de manutenção predial para evitar problemas maiores.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), 66% dos acidentes prediais são causados por falta de manutenção. Dessa forma, tendo em vista a urgência deste assunto, elencamos abaixo, os principais cuidados na manutenção predial.
É o primeiro passo para garantir a segurança do edifício, pois a sua realização começa com um planejamento prévio antes das atividades de reparo. A partir disso, é possível determinar as intervenções e serviços que são necessários para que não haja nenhum tipo de falha nas instalações e no sistema. Assim, o intuito da manutenção predial preventiva é prolongar a vida útil da construção, dessa forma, são necessários alguns serviços indispensáveis, tais como:
A manutenção predial corretiva é a responsável por realizar atividades de caráter de urgência, sendo os que demandam reparos imediatos. Assim, voltamos os cuidados dessa manutenção predial para evitar problemas maiores que podem resultar em imensos prejuízos.
Entretanto, esse tipo de manutenção não é muito eficiente e causa grandes acidentes, principalmente nos sistemas e equipamentos. Alguns exemplos de atividades de manutenção preventiva, são os consertos em vazamentos de água ou gás, reparos em rachaduras e fissuras na estrutura do prédio. Além de substituição de peças de elevador e serviços de impermeabilização.
Leia mais: Manutenção Predial – Preventiva e Corretiva
Na manutenção predial preditiva é feita uma averiguação de como está o real estado dos sistemas e equipamentos do edifício. Esse tipo de manutenção tem como principal objetivo evitar falhas e gastos com correções.
Além disso, existem outros tipos de manutenção predial imprescindíveis para garantir a vida útil da construção e assegurar, sobretudo, a segurança daqueles que frequentam o edifício, há outros cuidados fundamentais. Sendo um deles, o cuidado para que a edificação esteja por dentro das normas NBR 5674.
Pois, são essas normas que estabelecem requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações, evitando a queda de desempenho devido à depreciação de seus sistemas. Assim, o planejamento anual das atividades de manutenção é mais que recomendado.
Após saber mais sobre este tema tão urgente e que demanda toda atenção possível, nós, da R Facilities, te convidamos a permanecer no nosso Blog. Ou se preferir, venha agendar uma visita e descobrir a melhor solução em gerenciamento de Facilities para a sua empresa.
© 2021 R FACILITIES. Todos os direitos reservados. CNPJ 78.436.482/0001-14
Criar site é com a Agência Magistri