A manutenção predial é uma atividade fundamental para todo empreendimento, pois assegura que imprevistos aconteçam evitando, assim, possíveis prejuízos e acidentes. Porém, são necessários EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para que a manutenção soft seja desempenhada com segurança.

Segundo os dados do Radar SIT – Plataforma do Ministério do Trabalho e Previdência – em 2021, o Brasil registrou 423.217 acidentes de trabalho. Resultando em uma média de 1.159 registros por dia. Esse número tão alarmante, fez com que as empresas e órgãos públicos abraçassem a campanha Abril Verde

Dessa forma, o intuito dessa campanha é despertar a conscientização e a importância da prevenção aos acidentes de trabalho. Em razão disso, este texto visa elencar os principais EPIs a serem utilizados na manutenção soft.

Conheça os principais EPIs utilizados na manutenção soft

Antes de abordar este tópico, você precisa saber que o EPI (Equipamento de Proteção Individual), inclui todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador. Assim, os EPIs tem como objetivo principal proteger o trabalhador de possíveis riscos e ameaças sua a segurança e saúde no decorrer da manutenção soft. 

Ademais, vale ressaltar que, segundo a NR-6, todas as empresas são obrigadas a fornecer os Equipamentos de Proteção Individual aos seus funcionários, tendo em vista as suas funções.

Por isso, conhecer os principais EPIs utilizados na manutenção soft é crucial:

Confira alguns EPIs utilizados na manutenção soft

Após conhecer alguns equipamentos de proteção individual e sua importância para a preservar a vida dos trabalhadores, será apresentada a relevância do uso da tecnologia. 

Uma vez que, a tecnologia é uma grande aliada na ajuda do controle de EPIs. Pois, possibilita que os sistemas automatizem a gestão dos equipamentos, favorecendo a coleta de dados e o fornecimento de gráficos e relatórios

Assim, poder contar com Softwares faz toda a diferença para controlar o momento exato em que o colaborador fizer uso do EPI. Por isso, abaixo se encontram alguns EPIs utilizados na manutenção soft:

Alianza

É um sistema de gestão de controle de entrega de EPI. O uso desse software viabiliza o gerenciamento otimizado com envios de relatórios e proporciona um controle mais efetivo na requisição de materiais.

SGEPI (Software para Gerenciamento de Entrega de EPI) 

É um sistema para gerenciamento de entrega de equipamentos para proteção individual (EPI), o qual possui alguns recursos indispensáveis para o EPI, entre eles: 

OnSafety 

A partir dele é realizado todo o controle de EPIs, do estoque ao registro de entrega, em uma plataforma digital, evitando o descumprimento das normas.
E aí, o que achou de saber mais sobre os EPIs na manutenção soft? Se gostou, te convidamos a conhecer mais assuntos tão importantes e atuais como esse. Não perca tempo, agende uma visita conosco. Estamos te esperando!