R Facilities - Por terceirizar a limpeza Hospitalar

Limpeza Hospitalar: por que terceirizar? Confira!

A limpeza de hospitais não é como a limpeza de um ambiente de trabalho comum. É um trabalho especializado de alta importância, com diversas especificidades. Este pode ser o fator decisivo entre a vida e a morte de um paciente, pois o risco de contrair uma infecção será maior ou menor conforme a condição da limpeza hospitalar.

Vamos te explicar os motivos pelos quais um hospital pode se beneficiar ao terceirizar o serviço de limpeza.

O profissional que atua na limpeza hospitalar precisa de treinamento

Existem diversas especificidades neste trabalho. A limpeza hospitalar segue regras e normas padronizadas. Se não segui-las rigorosamente, o hospital pode sofrer graves consequências.

Assim sendo, a limpeza não pode ser executada por uma pessoa qualquer sem a devida instrução. Dessa forma, este profissional precisa de um bom treinamento. Tanto para não colocar os outros em risco, quanto para não arriscar a si mesmo.

Como resultado, o profissional do setor de limpeza hospitalar é um trabalhador essencial, e sua importância não deve ser subestimada.

Como funciona a limpeza hospitalar?

Um hospital limpo e higienizado certamente proporciona conforto para pacientes e funcionários. Mas os benefícios vão muito além.

Existem procedimentos específicos que devem ser seguidos pelos profissionais deste setor. Limpar um hospital não é como limpar uma casa ou um escritório.

Existem diversos tipos de limpezas feitas em um hospital, de acordo com o motivo e com o objetivo de cada uma. De modo geral, podemos separar-las em:

Limpeza

Consiste em retirar a poeira de pisos e superfícies, janelas e persianas, limpar os banheiros destinados aos visitantes, recepções, áreas externas, e etc, eliminando resíduos físicos, como pó, teias de aranha, alimentos, lixeiras comuns, e afins.

Higienização

A higienização ocorre após a limpeza. Aqui o objetivo é eliminar microorganismos que possam causar infecções. Utilizam-se produtos químicos para remover ao máximo as bactérias, fungos e protozoários, para que estes não infectem nenhuma pessoa. 

Descontaminação e Desinfecção

Este nível de limpeza busca eliminar completamente todo e qualquer contaminante do local. É uma etapa muito importante na prevenção de infecções hospitalares. Assim, utilizam-se produtos químicos especiais para eliminar vírus, bactérias, e tudo que possa contaminar um ser vivo por qualquer via.

A desinfecção é responsável pela remoção de objetos contaminados e resíduos contaminantes. Já que, é um momento delicado onde o colaborador deve seguir rigorosamente as regras para não se contaminar e nem espalhar uma contaminação.

A terceirização da limpeza hospitalar é uma boa escolha!

A gestão hospitalar possui muitas responsabilidades relacionadas aos procedimentos médicos, atendimentos, cirurgias e afins. Assim sendo, terceirizar o serviço de limpeza é uma decisão estratégica.

Empresas como a R Facilities fazem a seleção e treinamento dos melhores colaboradores para atender este setor tão importante. Desta maneira, médicos, enfermeiros e pacientes podem ficar tranquilos, sabendo que a limpeza hospitalar está sendo feita por profissionais qualificados e que a segurança de todos está assegurada

No Comments

Post A Comment