Cronograma de limpeza para a empresa: exemplos e como fazer 

Ter um cronograma de limpeza na empresa é essencial para garantir um dia a dia produtivo e confortável para os colaboradores. Contudo, cada tipo de negócio necessita de cuidados e organizações específicas, e você deve estar atento às necessidades da sua empresa. 

Elaborar um checklist de limpeza ou um cronograma de limpeza organizado facilita os processos e garante que você tenha um ambiente de trabalho sempre limpo, sem muito estresse. 

Neste artigo, vamos te ajudar a construir o melhor cronograma de limpeza para sua empresa e a realidade do seu negócio. Vamos conferir algumas dicas?

Como fazer um cronograma de limpeza para a empresa?

Para criar um cronograma de limpeza eficaz, você deve seguir algumas etapas de organização para potencializar ao máximo a limpeza. 

Mais que ter uma limpeza frequente, é essencial ter uma limpeza inteligente, priorizando ambientes que acumulam mais sujeira e utilizando os produtos corretos para garantir a manutenção e durabilidade dos móveis e equipamentos de trabalho. 

O que limpar?

O primeiro passo para construir um cronograma de limpeza de qualidade para sua empresa é planejamento. Ou seja, definir quais áreas precisam de limpeza e quais atividades precisam ser realizadas naquele ambiente.

Por exemplo, em um escritório é necessário limpar as mesas e as janelas, esvaziar as lixeiras, entre outros. 

A partir disso, ficará mais claro qual tipo de equipe de limpeza ou equipamento será necessário para realizar o serviço.

De quanto em quanto tempo?

O segundo passo é definir uma frequência para a limpeza. Existem áreas, como os banheiros, que recebem um fluxo grande de pessoas diariamente e por isso precisam ser limpos com mais frequência.

Já outras atividades, como limpar as janelas, não precisam ser feitas todos os dias, visto que o acúmulo de sujeira é mais lento. 

Áreas como corredores, onde existe tráfego constante, devem ser limpas diariamente. Já as salas de reunião, que são utilizadas esporadicamente, podem receber manutenção semanal. 

Qual o material necessário?

Outra etapa importante da construção do cronograma de limpeza da empresa é determinar quais serão os materiais necessários. 

Determinar os produtos e equipamentos com antecedência previne gastos surpresa e ajuda a prolongar a vida útil dos móveis e utensílios existentes no local de trabalho. 

Quem é o responsável?

Você também deve definir quem é o responsável pela limpeza e quais serão os custos destinados a isso. 

Muitas empresas preferem optar pela terceirização da limpeza, mas para isso você deve ter suas necessidades esclarecidas para que a equipe possa realizar a limpeza da melhor maneira possível.

Ambientes hospitalares, por exemplo, requerem um tipo de limpeza bem mais complexa, conhecida como limpeza terminal, geralmente feita por profissionais terceirizados. 

Esse tipo de limpeza é necessário para garantir a higienização total da área e prevenir a contaminação dos pacientes. 

Cronograma e checklist de limpeza

Cronograma e checklist de limpeza são a mesma coisa? Na verdade não. Normalmente, o cronograma de limpeza da empresa deve incluir um checklist de limpeza. 

Isso porque o checklist de limpeza determina apenas quais tarefas devem ser feitas ou quais áreas devem ser higienizadas, mas não inclui detalhes como a frequência da manutenção ou o responsável por ela. 

O cronograma de limpeza combina as informações do checklist com a logística de tempo e pessoal para sua realização.

 

Modelos prontos de cronograma de limpeza

Hoje em dia, já é possível encontrar modelos prontos de cronograma de limpeza para aplicar na sua empresa. Contudo, o ideal é usar os modelos apenas como uma base e moldá-los às necessidades da sua empresa e do seu dia a dia. 

Separamos algumas opções de modelos prontos de cronograma de limpeza de empresa para você. Veja: 

A R Facilities é uma empresa com especialistas em limpeza terceirizada que oferece soluções para diferentes tipos de negócios e suas necessidades específicas. Nós construímos o cronograma de limpeza especial para sua empresa, faça um orçamento

No Comments

Post A Comment