De pequenas a grandes empresas, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? E o ditado popular não poderia ser mais correto, já que são necessários poucos segundos para criarmos uma primeira opinião. Afinal, o primeiro contato, na maioria das vezes, com uma empresa ocorre diretamente com a sua fachada, com a sua área externa.
O cuidado com o ambiente corporativo, deve ocorrer como um todo, interna e externamente. Uma vez que, o estado do local reflete diretamente sobre a imagem e competência da realização das atividades.
De certa forma, quando falamos do cuidado com a parte externa, seja frente ou fundo, precisamos levar em conta a visão do possível cliente. É um pequeno exercício de questionamento: entre uma empresa bem cuidada e outra não, qual você escolheria para realização do serviço? Ou quando está procurando por uma nova moradia, qual lhe passa mais confiança?
Aparências não definem competências, porém em um mercado de concorrência, causar uma boa primeira impressão é o diferencial para alavancar o seu negócio.
Em suma, a mesma rapidez com que a primeira opinião é criada, não ocorre com a sua desconstrução, ainda deixando pairar o sentimento de desconfiança.
Resumidamente, é por meio da sua fachada que potenciais clientes mostrarão pré disposição a fechar negócio. Sendo por meio dela possível o seu reconhecimento. Afinal, qual mensagem você deseja passar para aqueles que transitam frente ao seu negócio?
O cuidado exterior da empresa vai muito além do motivo estético, mas também focando nos cuidados estruturais, como conversamos anteriormente em blog sobre manutenção predial.
É a partir do cuidado exterior que é possível identificar e prevenir possíveis problemas que possam resultar em grandes danos e altos custos a empresa. Como exemplo, evitando a diminuição da vida útil do imóvel, problemas estruturais e influência negativa na motivação e produtividade dos colaboradores.
Além disso, como mencionamos anteriormente, o cuidado exterior possui grande influência na imagem de uma empresa. Pensando no potencial cliente que recebeu excelente atendimento via telefone, como consequência, ele espera obter a mesma experiência no ambiente presencial. Não somente no atendimento em si, mas, a partir desse primeiro contato, uma expectativa foi criada sobre a instituição física, mesmo que indiretamente.
Nesse sentindo, a fachada é complementar a essa experiência, contribuindo para cativar ainda mais o cliente e demonstrar maior seriedade e profissionalismo.
Agora que ficou mais claro a importância de possuir cuidado com a área externa do seu negócio, podemos seguir para o próximo passo. Abaixo, listamos algumas das principais atitudes para manter a área externa bem cuidada e preservada.
Lembre-se que, assim como o bom atendimento, o cuidado com o exterior do seu negócio, também faz parte do cartão visitas. Como resultado, é um dos fatores levado em conta para possível retorno do cliente.
Sem dúvidas o primeiro e mais importante passo. Manter o ambiente de trabalho limpo, não somente transmite maior profissionalismo, como também gera impacto na produtividade dos colaboradores. Um local limpo e organizado se torna mais convidativo, além de passar uma boa impressão para aqueles que transitam frente ao imóvel.
Como falado em blog anterior sobre os benefícios do verde no ambiente de trabalho, possuir o exterior bem arborizado também gera bons resultados. Uma vez que, as plantas tornam o local mais relaxante e confortável, passando imagem de ser um ambiente mais amigável. Além do paisagismo contribuir esteticamente para empresa.
O mesmo investimento para o paisagismo frente a empresa, também deve ser utilizado para o seu cuidado. Uma vez que, para possuir todos benefícios vindos das plantas, elas precisam estar bem cuidadas. Sendo a jardinagem também, responsável por cuidar da aparência externa da empresa, auxiliando em causar uma boa aparência.
Ocorrendo sempre que as chamadas manifestações patológicas se apresentarem, como fissuras, trincas, bolhas, descoloramento, entre outros indícios. É de suma importância estar atento ao estado da tinta. Uma vez que, além das cores funcionarem como método de atração, também caracterizam o estético da empresa. Além disso, a cor da tinta está diretamente relacionada ao core business, muitas das vezes utilizada para reafirmar a identidade visual. Neste sentido, além do cuidado com a manutenção da pintura, a escolha da tinta também gera impacto na imagem do negócio.
Cada empresa possui a sua peculiaridade, o seu core business e qual a mensagem a ser passada para o seu cliente ideal. Porém, por mais que cada negócio tenha um objetivo diferente de atuação, causar uma boa impressão e cativar o público, são objetivos em comum.
Nesse sentindo, essas metas são alcançadas por meio do cuidado e preservação do seu ambiente de trabalho. Uma vez que, além de passar uma imagem mais profissional e competente, também gera influência sobre a sua produtividade e concentração.
Esperamos ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre a importância do cuidado com a área externa da sua empresa.
Aqui na R Facilities, você encontra profissionais treinados e qualificados, prontos para desempenhar com excelência o cuidado com o exterior do seu negócio!
Entre em contato conosco, ficaremos mais do que felizes cuidar da sua fachada
© 2021 R FACILITIES. Todos os direitos reservados. CNPJ 78.436.482/0001-14
Criar site é com a Agência Magistri