O Outubro Rosa é a campanha anual dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de mama. Dessa forma, durante todo mês de outubro, são realizadas ações governamentais e privadas ao redor do mundo, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença. Por isso, é muito importante conhecer os principais sinais de alerta do câncer de mama para procurar por médico o mais rápido possível.
Mas você sabe quais são os seus principais sintomas? É justamente sobre isso que vamos conversar com vocês hoje. Continue conosco nessa leitura e apoie essa causa!
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, sendo causado pela multiplicação desordenada de células anormais na mama. De acordo com o INCA, estima-se que, em 2023, mais de 73 mil casos de câncer de mama serão registrados.
O instituto, ainda, sinaliza que a doença não possui apenas um único tipo, com a velocidade do seu desenvolvimento podendo ser rápida em alguns casos, enquanto que, em outros, ocorre mais lentamente. Por isso, o cuidado e atenção com qualquer tipo de alteração nas mamas é fundamental.
O câncer de mama não possui única causa, mas a idade é um dos principais fatores de risco. Por isso, se você possui 40 anos ou mais, não deixe de realizar sua consulta anual com o ginecologista e agendar sua mamografia.
Além disso, outros fatores como histórico familiar, inatividade física, sobrepeso e consumo excessivo de álcool e tabaco também são sinais de alerta para possíveis chances de desenvolvimento do câncer de mama. Porém, vale ressaltar que a presença de um ou mais desses sinais não significa que a mulher necessariamente terá a doença.
A detecção precoce é a estratégia fundamental para reduzir a mortalidade. Uma vez que, em sua fase inicial há grandes chances de cura e de evitar tratamentos muito agressivos. E é aí que entra a importância da mamografia.
A mamografia é a radiografia das mamas, que ajuda a identificar alterações suspeitas antes do surgimento dos sinais de alerta do câncer de mama.
Mas, além desse exame, é fundamental que as mulheres conheçam seu próprio corpo e fiquem atentas às mudanças. E é aqui que entram os principais sintomas do câncer de mama. Eles podem variar, mas há alguns sinais comuns que devemos ficar de olho.
O primeiro e mais comum sinal de alerta do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo fixo, geralmente indolor, na mama. Ele é duro e irregular, mas pode ser redondo, macio e bem definido. Por isso, o autoexame regular das mamas é tão importante.
Outros sinais de alerta incluem o inchaço de toda ou parte da mama, irritação da pele ou aparecimento de rugosidades, dor na mama ou no mamilo, inversão do mamilo, vermelhidão ou descamação do mamilo ou da mama e saída de secreção pelos mamilos (que não seja leite).
Vale ressaltar que a presença desses sintomas não significa necessariamente que você tem câncer de mama. No entanto, se você notar qualquer alteração, procure um médico imediatamente.
O Outubro Rosa é um lembrete anual da importância da conscientização sobre o câncer. Mas a atenção à saúde da mulher deve ser uma preocupação constante.
Por isso, durante todo o ano, cuide-se. Conheça seu corpo, fique atento aos principais sinais de alerta e não deixe de realizar seus exames periódicos!
Comece por você. Continue por quem ama.
© 2021 R FACILITIES. Todos os direitos reservados. CNPJ 78.436.482/0001-14
Criar site é com a Agência Magistri