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7 dicas para organizar a sua rotina no trabalho 

A organização é a principal aliada da produtividade, sendo essencial para conseguir realizar todas as tarefas necessárias de forma eficiente. Assim, ao possuir uma rotina bem estabelecida, é possível gerenciar melhor o tempo e reduzindo o estresse.

Porém, organizar sua rotina não diz respeito somente a suas tarefas, mas também ao seu local de trabalho. Uma vez que, o ambiente em que estamos reflete diretamente em como nos sentimos e, ao estar em um local desorganizado, sensações negativas são despertadas, atrapalhando a jornada profissional. 

Se você está em busca de organizar o seu cotidiano, com o objetivo de aumentar a sua produtividade e maximizar os seus resultados, continue conosco nessa leitura. No artigo de hoje vamos apresentar sete dicas para auxiliar a organizar a sua rotina de trabalho.

1. Estabeleça prioridades e identifique as tarefas mais importantes

Antes de dar início a sua jornada de trabalho, é fundamental estabelecer quais tarefas são prioridade e qual o seu grau de urgência. Dessa forma, é possível concentrar-se nas atividades mais relevantes, garantindo que o trabalho mais importante seja concluído em tempo hábil. 

Essa organização pode ser realizada por meio de listas manuais, como em cadernos ou planners diários ou semanais, ou utilizando softwares de gestão de tempo, voltados para realizar checklist de todas as atividades em aberto, em conjunto com o seu prazo.

2. Planeje o seu dia 

Assim como é importante estabelecer uma lista das tarefas mais urgentes e importantes, também é necessário planejar o seu dia para melhor gerenciar o seu tempo. Dessa forma, após verificar todas as suas atividades em aberto, estabeleça horários para realizá-las e finalizá-las. Uma dica importante é começar o seu dia já realizando as tarefas mais desafiadoras, justamente por estar com mais energia e disposição. 

Como resultado, planejar e organizar a sua rotina de trabalho dessa forma ajudará a manter o foco para completar suas demandas. 

3. Evite multitarefas 

Em um cotidiano agitado, às vezes torna-se impossível focar em uma única tarefa por vez, sendo necessário atuar em múltiplos projetos diversas vezes ao dia. Contudo, por mais que possa parecer estar com a produtividade em alta, a multitarefa na realidade diminui a sua eficiência e foco do trabalho realizado. 

Isso ocorre porque ao receber diversas demandas, o cérebro vai se cansando mais rápido, resultando na fadiga mental, que afeta a sua concentração pelo restante do dia. Por isso, é muito importante focar-se em realizar uma tarefa por vez, pois, além de tornar a sua rotina de trabalho mais organizada e produtiva, também diminui as taxas de erros e retrabalhos posteriores.

4. Organize o seu espaço de trabalho 

Um ambiente de trabalho desorganizado e bagunçado é uma das principais fontes de distração e desconforto, além de atrasar a realização de determinadas demandas ao precisar dispor tempo para procurar certos materiais e documentos.

Dessa forma, é de suma importância manter o seu espaço de trabalho sempre limpo e bem organizado, deixando ao alcance os itens utilizados com maior frequência. 

5. Faça pausas regulares 

Trabalhar por longos períodos sem pausas pode levar ao esgotamento físico e mental muito mais rápido que o normal. Nesse sentido, é fundamental realizar pequenas pausas de forma periódica ao longo do dia, seja para se alongar ou para se hidratar.

Utilizar o método pomodoro é uma ótima forma para gerenciar o seu tempo e ainda conseguir fazer pausas regulares para descansar a mente. 

6. Utilize ferramentas de gerenciamento 

Diversas são as ferramentas disponíveis, pagas e gratuitas, para gerenciamento de demandas e de tempo. Por meio delas é possível organizar toda a sua rotina de trabalho, não deixando nenhuma tarefa em aberto ou de perder os seus prazos.

7. Aprenda a delegar 

Saber delegar tarefas quando estiver sobrecarregado é essencial para manter a sua rotina de trabalho organizada. Como resultado, isso não apenas aliviará a sua carga de trabalho, mas também permitirá que outros membros da equipe desenvolvam suas habilidades. 

Ao implementar essas dicas, você estará no caminho certo para uma rotina de trabalho mais produtiva e menos estressante. 

Se você gostou deste assunto, te convidamos a acessar o nosso blog. Lá, você encontrará uma variedade de artigos e conteúdos que podem ser úteis para a sua jornada de crescimento profissional e empresarial. 

Agradecemos a sua leitura e esperamos vê-lo em breve em nosso blog!

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