Proporcionar uma boa jornada de trabalho, com maior produtividade, vai além do cuidado com o ambiente profissional. Desse modo, a ginástica laboral proporciona bem-estar ao colaborador, deixando o período de desempenho de suas funções mais confortável e menos estressante

 

Altos níveis de estresse durante o dia, em conjunto com condições físicas inadequadas e horas passadas na mesma posição, são responsáveis por causar doenças ocupacionais. Assim, a ginástica laboral entra como uma técnica com o objetivo de evitar malefícios físicos e mentais para os funcionários de uma empresa.  


Tendo falado isso, a pergunta que não quer calar: o que é ginástica laboral? 


Conceito de Ginástica Laboral 


Como o próprio nome diz, ginástica consiste na realização de exercícios que envolvam o movimento completo do corpo. Focados na força, flexibilidade e coordenação motora, realizados com o objetivo de aperfeiçoar o corpo e a mente. 


Já o termo laboral, se diz respeito a tudo e qualquer coisa que ocorre no ambiente de trabalho


Assim, juntando ambos os conceitos, a ginástica laboral é o conjunto de práticas físicas utilizadas para manter o corpo em movimento durante o expediente. Tendo como principal objetivo evitar doenças ocupacionais, dores e lesões ocasionadas pelo desgaste excessivo do corpo nas horas passadas na mesma posição. 


Além disso, a ginástica laboral auxilia o colaborador a relaxar e descansar o cérebro, prevenindo dores de cabeça pelo tempo excessivo em frente a telas.  


Nesse sentindo, são técnicas de respiração, alongamento e correção de postura, realizadas de 10 a 15 minutos, que proporcionam uma melhor jornada de trabalho. Como resultado, neste curto intervalo, o colaborador aprende a trabalhar sua percepção corporal, melhorando sua postura e possuindo compensação muscular. 


Tipos de Ginástica Laboral 


Assim como um exercício na academia possui determinada função, o mesmo ocorre com a ginástica laboral. Ao todo, são 5 estilos de ginástica que podem ser realizadas no ambiente de trabalho: 


• Preparatória: como o próprio nome diz, ela é responsável por alongar os músculos, que serão utilizados no cotidiano do trabalho. Assim, realiza a lubrificação das juntas, além de aumentar o fluxo sanguíneo, a disposição e a capacidade de concentração. É por meio da realização da ginástica preparatória que os colaboradores ganham mais resistência, flexibilidade e coordenação para realização das atividades do cotidiano. Ainda, sendo ela a responsável por dar mais energia, uma vez que aquece os músculos. 


• Compensatória: ocorre como um intervalo durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional. Praticada com o auxílio de aparelhos ou o apoio da mesa de trabalho, consiste em realizar exercícios de relaxamento e descontração. Como resultado, diminui o estresse muscular e a fadiga, compensando os esforços repetitivos das atividades.  


• Corretiva: como nome mesmo diz, a ginástica laboral corretiva possui objetivo de corrigir futuros problemas da jornada de trabalho. Geralmente praticada por trabalhadores braçais, a ginástica corretiva busca otimizar a ergonomia, ao que contrabalanceia os efeitos negativos das tarefas diárias.   


Preventiva: possui objetivo de melhorar a resistência cardiovascular e respiratória, por possuir exercícios que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio no corpo. Visa melhorar o condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência, prevenindo lesões e auxiliando com a perda de peso por queimar muitas calorias. 


• Relaxamento: ao contrário da ginástica laboral preparatória, a ginástica de relaxamento ocorre ao final do expediente. Tendo como objetivo oxigenar os músculos e evitar o acúmulo de ácido lático, proporcionando maior sensação de descanso e relaxamento no fim do dia.  


Benefício para os dois lados 


Inserir a ginástica laboral no cotidiano da empresa, possui diversos benefícios, entre eles, e principais, a prevenção de L.E.R e D.O.R.T e outras doenças ocupacionais. Proporcionando melhor postura ao colaborador, bem como fortalecimento muscular. 


Além disso, a ginástica laboral é a responsável por proporcionar outros benefícios ao corpo. Como o aumento da: 


  • Força; 
  • Flexibilidade; 

  • Coordenação; 
  • Resistencia; 
  • Consciência corporal;  
  • Alívio mental. 


Também é possível, por meio dos exercícios laborais, transformar o clima do ambiente de trabalho em mais alegre e com maior interatividade social entre os colegas. Já que, ao nos exercitarmos liberamos substância chamada endorfina, responsável por proporcionar sensação de bem-estar, diminuindo os níveis de estresse e induzindo pensamento positivos. 


Bem como, introduzir ginástica laboral ao cotidiano dos funcionários, os incentiva a continuarem a prática de exercícios físicos fora do ambiente de trabalho. Dessa forma, os próprios funcionários passam a construir hábitos saudáveis, reduzindo possíveis problemas de saúde e causas que possam acarretar no seu afastamento da empresa. 


Conclusão


É por meio da prática de exercícios que a sensação de fadiga e esgotamento no fim do dia são diminuídos. Ainda mais, diminuindo risos de acidentes de trabalho, ao que a ginástica possui efeitos positivos na atenção e sistema neuromotor


Outro benefício de suma importância, vindo da prática de exercícios físicos, está no aumento do foco, concentração e disposição do colaborador. Em outras palavras, quando estamos bem dispostos e alegres, nossa concentração aumenta, assim como nossa produtividade. Como resultado, nosso empenho durante as atividades exercidas ocorre de maneira leve e mais fluída, como consequência, obtendo resultados positivos com maior facilidade e frequência.  


Em suma, a ginástica laboral é responsável por melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, sua ergonomia, produtividade, bem como a imagem da própria empresa. Uma vez que, reduz as taxas de turnover, alta rotatividade de funcionários, e absenteísmo, o afastamento dos funcionários por questões de saúde.  


O cuidado com a saúde dos colaboradores gera benefícios em todos os setores, profissionais e pessoais.